TECNOLOGIA DA FIXAÇÃO
METROLOGIA MOTOR AP 1.8L
TA - III - ROTEIROS PARA DIAGNÓSTICOS
MOTORES
SISTEMA
DE PROPULSÃO
ROTEIRO
PARA DIAGNÓSTICO DO SISTEMA E COMPONENTES
Procedimento
de Teste para Relatório de Teste nº 1.
1-
Determinação
da Cilindrada, Diâmetro do Pistão e Curso.
1.1-
Remover
a tampa do cabeçote.
1.2-
Desparafusar
o cabeçote.
1.3-
Remover
o cabeçote.
1.4-
Deixar
em PMS os dois pistões do meio do bloco.
1.5-
Medir
D=diâmetro do pistão e S=curso do pistão em cm.
1.6-
Aplicar
a fórmula da cilindrada.
2-
Determinação do volume da Câmara de Compressão e Taxa de
Compressão
2.1- Nivelar o cabeçote.
2.2- Vedar válvulas e furo de passagem da
vela.
2.3- Preencher com água a câmara de
compressão.
2.4- Retirar essa água com uma seringa e
colocar na bureta graduada para ter o volume da câmara de
compressão.
2-5- Aplicar fórmula da taxa de compressão.
Procedimento
de Teste para Relatório de Teste nº 2.
Desmontar e inspecionar o
cabeçote e remover válvulas.
1-
Retire
o comando de válvulas do cabeçote.
2-
Retire as válvulas utilizando o dispositivo “saca-válvulas”.
2-
Inspecione
os componentes( válvulas, molas, pratos, chavetas, comando,
mancais, engrenagens,tuchos, empenamento do cabeçote etc..
.
3-
Inspecione
o cabeçote
Procedimento
de Teste para Relatório de Teste nº 3.
Retirar
Cabeçote
1- Drene o sistema de arrefecimento,
se necessário.
2-
Desligue
os elementos do sistema de alimentação.
3-
Retire
os coletores de admissão e de escape.
4-
Retire
a correia dentada, se necessário.
5-
Solte os parafusos do cabeçote ( Verifique a
seqüência correta).
6-
Retire
o cabeçote e a junta.
Instalar o Cabeçote e regular as
válvulas
1- Instale a junta do cabeçote. (
Verifique a posição da junta)
2- Instale o cabeçote.
3- Aperte os parafusos do cabeçote
( Verifique a sequência correta )
4-Instalar a correia dentada, se
necessário.
5- Instale os coletores(admissão e escape)
se necessário.
6- Instale os elementos do sistema
de alimentação.
7- Abasteça o sistema de
arrefecimento, se necessário.
8-
Regule
as válvulas do motor.
Procedimento de Teste para
Relatório de Teste nº 4.
Recondicionar êmbolos e
bielas
1- Retire o êmbolo com a biela.
Obs: verifique a posição das
bielas.
2- Retire os anéis do êmbolo e o êmbolo da
biela.
3- Inspecione os componentes quanto a desgastes,
trincas, deformações e empenos.
4- Monte as bielas com os êmbolos e os
anéis.
5- Instale o êmbolo com a biela no
motor.
Procedimento de Teste para Relatório de
Teste nº 5.
Recondicionar árvore de manivelas e
volante do motor.
1-
Retire o volante do motor.
2-
Retire a árvore de manivelas.
3- Retire a árvore de comando de válvulas, se
necessário.
4- Inspecione os componentes
quanto a: desgastes, empeno, trincas e deformações.
5- Instale a árvore de comando de válvulas, se
necessário.
6- Instale a árvore de manivelas.
7-
Instale o volante do motor.
TRANSMISSÕES
Procedimento de Teste para Relatório de Teste nº
6
Determinação das relações de marchas e Diagrama de
marchas.
Utilizar o kit
didático do cambio do Chevette (4 marchas).
1 -
Visualizar árvore primária e secundária
2 -
Visualizar engrenamento das marchas.
3 -
Determinar as reduções e ampliações (contagem de dentes)
4 - Desenhar o
diagrama de marchas.
5 - Fazer
Relatório Técnico com representação esquemática do câmbio
e diagrama de
marchas
Procedimento de Teste para Relatório de Teste nº
7
Câmbio do Siena - 6 marchas - Identificação de
Defeito
1)
Remover do veículo Siena 6 marchas o conjunto caixa de transmissão e carcaça da embreagem.
2)
Levar o conjunto para uma bancada e começar a desmontagem inspecionando cada
componente removido,verificando o torque de aperto com o torquímetro de ponteiro
e anotando.
Sequencia
de desmontagem:
1-
Suporte
de fixação dianteiro.
2-
Suporte
de fixação traseiro.
3-
Drenar
o óleo do cambio.
4-
Tampa
do trambulador e mecanismo de acionamento.
5-
Tampa
da carcaça do diferencial.
6-
Alavanca
do rolamento de acionamento da embreagem.
7-
Engrenagens,
sincronizadores e demais componente da árvore primaria.
8-
Arvore
secundária.
9-
Conjunto
pinhão, corôa e caixa satélite do diferencial.
Inspecionar
cada componente removido e anotar no relatório possíveis danos.
3)
Montar o conjunto adotando a sequencia inversa da desmontagem.